Musica Mórmons

Coro do Tabernáculo no Centro de Conferências

Membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja Mórmon) tem sido ensinado que a música, assim como muitas outras coisas no mundo, pode ser usada para coisas boas ou ruins.

A Primeira Presidência tem o seguinte para dizer sobre isso:
“Através da música, a habilidade do homem de expressar a si mesmo se estende muito além dos limites da linguagem falada, tanto em sutileza quanto em poder. A música pode ser usada para exaltar e inspirar ou para carregar mensagens de degradação e destruição.

É portanto, importante que como Santos dos Últimos Dias sempre apliquemos os princípios do evangelho e procuremos a orientação do Espírito em selecionar qual o tipo de música que teremos ao nosso redor” (citado por Élder Boyd K. Packer, Música Inspiradora – Pensamentos Puros, Ensign, jan. 1974, 25).

A música e a obtenção de talentos musicais fazem parte da crença Mórmon. Os Líderes da Igreja tem encorajado pais para incluir treinamento musicais nas vidas de seus filhos. Os membros também são encorajados a procurar músicas edificantes porque Cristo disse “Porque minha alma se deleita com o canto do coração; sim, o canto dos justos é uma prece a mim e será respondido com uma benção sobre a sua cabeça” (ver D&C 25:12). Os membros também são encorajados a usar boas músicas como uma maneira de controlar pensamentos degradantes ou indesejados.

A crença da Igreja no poder da boa música pode ser visto ao longo de sua história. A Igreja tem um departamento de música e o famoso Coro do Tabernáculo Mórmon tem sido parte da Igreja desde 1847, mas boa música tem sido sempre uma parte da Igreja desde os seus primeiros anos. Os membros eram encorajados em Nova York, Ohio, Missouri e Illinois a formar coros que iriam prover músicas bonitas em ocasiões religiosas.

Mais recentemente a Primeira Presidência disse:
“A música inspiradora é parte essencial de nossas reuniões na Igreja. Os hinos atraem o Espírito do Senhor, criam um clima de reverencia, unificam-nos como membros, e nos proporcionam um meio de louvar ao Senhor. Alguns dos maiores sermões são pregados através do cântico de hinos. Os hinos induzem-nos ao arrependimento e às boas obras, fortalecem o testemunho e a fé, confortam os deprimidos, consolam os que choram e inspiram-nos a perseverar até o fim” (Da introdução do hinário Hinos, 1985).

Em adição ao hinário e o Coro do Tabernáculo Mórmon, existem centenas de membros que escrevem músicas inspiradoras que estão disponíveis para outros através de CDs, músicas impressa, e algumas vezes, até mesmo através das Revistas da Igreja.